Projecto Arquivos e Estudos do Miguelismo

Viana, 2.º marquês e 3.º conde de

Daniel Estudante Protásio (Centro de História da Universidade de Lisboa)

D. João Paulo Manoel de Meneses, 2.º marquês e 3.º conde de Viana., nasce no Rio de Janeiro a 21 de Janeiro de 1810 e morre em Fevereiro de 1890. É filho do 2º conde e 1º marquês do mesmo título, D. João Manoel de Meneses (1783-1831).

É par do reino e grã-cruz da Ordem de Cristo.

Casa, a 27 de Janeiro de 1827, com D. Maria do Carmo Cunha Quintela, filha do primeiro casamento dos 4.ºs condes da Cunha. Do matrimónio nascem filhas, que morrem solteiras.

Está presente no braço da nobreza das cortes tradicionais de Lisboa de 1828.

Serve na Marinha, na Brigada Real, atingindo o posto de capitão-tenente. Passa a major do Exército a 3 de Outubro de 1833.

Sobre ele escreve Auget de Saint Sylvain, barão carlista de Los Valles: «No dia 1º de Janeiro de 1834 despedi-me da família Real, no dia 5 embarquei em Caminha, pequeno porto da província do Minho, num barco de cinquenta toneladas que tinha sido fretado pelo Conde de V.[iana], ajudante de campo de D. Miguel, e o barão de B.[ordigné], general francês. Teríamos sido apanhados sem remédio por um barco pedrista que nos perseguia sem descanso, se não tivesse surgido uma furiosa tempestade que obrigou a pôr-nos «à capa» por espaço de trinta e duas horas; a nossa situação era desesperada e se o vento tivesse durado mais tempo, era certa a nossa perda, porque não podíamos lutar mais com a fúria do mar. O sentimento do Conde de V.[iana] enterneceu-nos a todos; mas aquele era muito desculpável num homem de vinte e três anos, esposo, pai e dono de uma brilhante fortuna; um jovem nestas circunstâncias bem podia temer os perigos de um naufrágio; mas o Barão [de Bordigné], mostrou nessa ocasião todo o valor de um Vendeano» (Ventura 2002, p. 76).

Nomeado ajudante-de-campo de D. Miguel a 5 de Janeiro de 1834. Promovido a tenente-coronel do Exército no dia imediato, a 6 de Janeiro de 1834.

 

FONTES

 

CARRILHO, Luiz Pereira (2002), Os oficiais d’El-Rei Dom Miguel (Introdução e índices Nuno Borrego e António de Mattos e Silva, Lisboa: Edições Guarda-Mor, 2002.

SANTARÉM, Visconde de (1919), Correspondência do… coligida, coordenada e com anotações de Rocha Martins (da Academia das Ciências de Lisboa) publicada pelo 3º visconde de Santarém, vol. V, Lisboa: Alfredo Lamas, Mota e Cª, 1919.

VENTURA, António (pref.) [2002] O reinado de D. Miguel. Os últimos meses vistos por um oficial do general José Ramon Rodil e pelo barão de Los Valles, Lisboa, Estar Editora, 2002.

ZÚQUETE, Afonso Eduardo Martins (dir., coord,. e compil.), Nobreza de Portugal e do Brasil,  Lisboa, Editorial Enciclopédia Lda, 1984 (2.ªed.; 1.ª, 1961), vol. III, pp. 739-740.

Deixe um comentário